WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Aracaju supera a meta nacional de atenção aos beneficiários do Bolsa Família

23/07/2012 - 16h11
clique para ampliarO acompanhamento dos beneficiários vai além do envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício
clique para ampliarAracaju ampliou o acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (Fotos: Ascom/SMS)

Com o trabalho contínuo das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o município de Aracaju superou a meta nacional de atenção aos beneficiários do Programa Bolsa Família. No primeiro semestre de 2012, Aracaju atingiu o percentual de cobertura de 75,53%. A meta nacional é de 73%. 

Entre as ações realizadas, Aracaju ampliou o acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De fevereiro a julho de 2012, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju acompanhou 28.057 famílias do Bolsa Família. 

“Desse quantitativo, detectamos que 5.884 famílias não estavam vinculadas às nossas unidades de Saúde da Família. Diante da baixa adesão, a Prefeitura de Aracaju iniciou ações estratégicas com os profissionais da Rede de Atenção Primária no intuito de sensibilizá-los para a realização da busca ativa nas comunidades”, diz a secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira. 

“Com a ação itinerante dos agentes comunitários de saúde e a participação das assistentes sociais, conseguimos recrutar um número cada vez maior de crianças, com as quais fizemos avaliação nutricional e atualizamos o calendário vacinal. Já as mulheres receberam orientações pertinentes aos novos benefícios do programa, além de orientações de saúde e de prevenção. As gestantes e as mães de recém-nascidos foram estimuladas a fazer as consultas referentes ao pré-natal e ao puerpério”, afirma a secretaria Municipal da Saúde. 

Em um marco histórico, na 1ª vigência do ano de 2010, o município atingiu o percentual de 40, 63% das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa família na Saúde. Em 2011, o resultado foi de 64,33%. Em 2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju conseguiu alcançar um percentual recorde de acompanhamento do programa: 75,53%. 

A coordenadora de Serviço Social da SMS, Dora Rosa, acrescenta que o resultado foi fruto do estabelecimento de um diálogo constante com as equipes de saúde da família. “O acompanhamento dos beneficiários vai além do envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício. Buscamos não somente alcançar a meta proposta, mas, sobretudo, garantir o direito de acesso à política universal de saúde, para gerar melhorias das condições de vida da população com baixa renda, conforme preceitua o Ministério da Saúde”, afirma. 

“As equipes de Saúde da Família são importantes na promoção à Saúde da Criança e à Saúde da Mulher. Esses programas estimulam e orientam as famílias a realizarem ações de melhoria à saúde”, reforça Stella Maris Moreira. 

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 3218-7800

Swapi Agência Digital